terça-feira, abril 29, 2008

O sabor do Amor

«Por vezes a distância entre duas pessoas pode ser curta e a distância emocional medir-se em quilómetros» -- Wong Kar-Wai --

Esta foi a maneira como Wong Wai descreveu o mote do novo filme. O cineasta de Hong Kong, decidiu -- desta vez -- aventurar-se na língua inglesa.

Mais um filme que nos fala de amor, de seus encontros, desencontros e perdas... mas sempre contado de uma forma linda: dizem! Sim, ainda não o vi mas, hoje falaram-me dele devido a Norah Jones. A cantora faz aqui a sua estreia no cinema e. não desilude. Mas, pelo que me deram também a saber, os seus "parceiros" acabam por a ofuscar.

Já agora, vamos aos parceiros: Rachel Weizs , David Strathairn, Jude Law, Natalie Portman e Nora Jones.

Está na minha lista dos próximos filmes a ver. É que, pelo que me contaram também, é uma história de amor sem lamechices, simples mas, com algum encanto...o necesário para uma tarde ou noite bem passada -- com, ou sem pipocas!

Por mim -- com pipocas!
Schiuuuu.........eu não faço barulho....

segunda-feira, abril 28, 2008

Café Müller

Festival Pina Bausch

Clicar na foto

É por estas e por outras que sinto falta da "minha" Lisboa!

Pina Bausch
-- uma das mais conceituadas coreógrafas -- talvez sinta o mesmo que eu, pois parece ter adoptado os palcos de Lisboa. Desta vez teremos um festival diferente. No São Luis, vai estar a peça, onde Pina Bausch também ela dança -- Café Muller! Será nos dias 4 a 9 de Maio, onde também aqui, passará o filme de Pina -- O Lamento da Imperatriz -- na noite de 4 de Maio.
No dia 6 passará o filme de Fernando Lopes "Lissabon-- Wuppertal -- Lisboa
"
-- entre outros filmes e conversas.

domingo, abril 27, 2008

O Regresso


Na Alemanha do pós-guerra, Peter vive sozinho com a mãe e, passa as férias de Verão com os avós -- editores livreiros -- que lhe dão o papel usado nas provas
para aproveitar, com uma condição: nunca ler o que está escrito no verso!
Mas
Peter
, um dia desobedece e lê...
O que lê, é um relato de um
prisioneiro de guerra alemão que, ao regressar a casa descobre que a mulher constituiu uma nova família. No entanto, já faltavam páginas à história e, Peter, fica sem saber o desenlace. Já em idade adulta, decide voltar às páginas desaparecidas e, nesta procura, acaba por descobrir a história do seu próprio pai que nunca conhecera.

** Uma boa proposta esta do Regresso de Bernhard Schlink!

O Leitor

Michael Berg, um adolescente nos anos 60, conhece Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela e autoritária. Ele com 15 anos, ela 36. Encontram-se regularmente, seguindo rituais fora do comum. Estes encontros têm um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael que, só a encontrará muitos anos mais tarde. É envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Dá-se então uma reflexão dolorosa sobre a legitimidade de uma geração a braços com a vergonha -- o julgamento da geração anterior, responsável por vários crimes.

Perturbadora, esta meditação sobre os destinos da Alemanha.
O Leitor , é a obra alemã de maior sucesso da última década, consagrando assim o seu autor a nível internacional.
Bernhard Schlink, volta a explorar o mesmo tema -- com sucesso, acho eu!
"O Regresso" é a sua nova obra literária.





sábado, abril 26, 2008

Ainda...


-- Ya!, ainda estou por aqui.

A rotina mudou um pouco. Tudo está mais difícil, muito caminho a percorrer até chegar a casa...enfim, a "coisa" vai-se compondo devagarinho. Pelo menos assim espero!
Andar não é o meu problema -- até gosto. Agora, andar carregada com compras nas mãos, hummm....acho que ninguém gosta muito, pois não?
E se forem mais de dois quilómetros a pé, que dizem? Chego a fazer quatro, quando as coisas correm mal e perco o último autocarro que, aqui pelos meus lados é às 18h20....ah pois, não é meigo, não.

Bem, mas não tive escolha e, cá vou vivendo, adaptando-me a esta nova fase. Ainda se houvesse estrada "decente" para circular de bicicleta: mas não! Os ciclistas bem que por aqui passam mas, é em grupo e, só por si já é uma protecção. É que os carros passam aqui numa correria louca, apesar de ter uma curva perigosíssima, mas isso é uma outra conversa...

Isto numa terra de ciclistas é inconcebível!, nem espaço têm para passar em segurança. Estou danada, claro que estou! Não só por eles mas, por mim também que, não conduzo -- nunca me atraiu a condução de 4 rodas -- e gosto imenso desta opção a duas rodas. Mas enfim, até ter uma estrada decente, acho que vou continuar a ir de autocarro...quando o conseguir "apanhar"!
No entanto, acho que vou pensar numa outra solução -- também arriscada -- talvez me afoite numa "motoreta" com pouca cilindrada, a condizer comigo que sou roda 24....

-- Lembro-me sempre da canção do Rui Veloso...porque será?




sábado, abril 05, 2008

Edson Cordeiro


Clicar na foto para ouvir


Outra bonita voz vinda do outro lado do Atlântico: Edson Cordeiro.
Irá actuar este mês em Faro, no Teatro das Figuras.
Tudo aqui.
Curiosamente, ao passar pelo cartaz exposto numa das ruas onde vivo, comentei com amigos que, gostaria muito de ir ver o Edson Cordeiro e, obtive como resposta "
desconheço quem seja..."!
Não foram únicos, daí que volte ao mesmo assunto: a nossa rádio não divulga os grandes valores, limitam-se a passar sempre as mesmas musiquinhas da treta, horas a fio! Claro que não generalizo mas, tem de se fazer mais do que se está a fazer actualmente -- aceitam-se ideias!

Antes de se porem a pensar...que tal darem um pulinho ao Teatro das Figuras, hein...?!
Ah,
já me esquecia de dizer que,é a primeira vez que o artista actua em Portugal. O espectáculo irá incluir uma homenagem à fadista Amália Rodrigues.
Edson, irá cantar o fado...



* Para quem, como eu, gosta de Janis Joplin e do tema Mercedes Benz --- ouçam-no aqui!